Diógenes Buenos Aires de Carvalho

 

Diógenes Buenos Aires de Carvalho possui graduação em Letras/Português (UESPI), Especialização em Leitura e Produção de Textos (PUCMinas), Mestrado e Doutorado em Letras (PUCRS/CAPES). Realizou estágio de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na Graduação em Letras e no Mestrado Acadêmico em Letras. Coordenou o curso de graduação em Letras/Português, o Mestrado Acadêmico em Letras e foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI. Editor-chefe do periódico eletrônico Letras em Revista, Coordenador do GT Leitura e Literatura infantil e juvenil da ANPOLL e integrante da RELER: Rede de Estudos Avançados em Leitura (Cátedra UNESCO de Leitura/iiLer- Instituto Interdisciplinar de Leitura - PUC Rio) e do Grupo de Pesquisa A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas (UERJ). Coordenador do Grupo de Pesquisa Literatura, Leitura e ensino (CNPq/UESPI). Autor dos livros As crianças contam as histórias: os horizontes dos leitores de diferentes classes sociais (Edufpi), que recebeu o selo de Altamente Recomendável pela FNLIJ, e A adaptação literária para crianças e jovens: Robinson Crusoé no Brasil (Edufpi/CRV). Organizou em parceria os livros Quando se lê a literatura infantil e juvenil, o que se lê? Como se lê? (Bonecker), Linguagens, cultura e ensino (Paco Editorial), Estudos de Gênero e a Literatura para Crianças e Jovens: um diálogo pertinente (EDUCS), Literatura, contemporaneidade e ensino (Max Limonad), Literatura, sujeitos de gênero e outros discursos (Edufpi), Literatura e gênero: alteridade e poder (des)construindo paradigmas (Edufpi), Literatura e gênero: relações de poder e representações literárias (Edufpi). Membro do corpo editorial de diversos periódicos nacionais. Desenvolveu atividades de docência nos ensinos fundamental e médio em escolas públicas/privadas e na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no campus de Caxias - MA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Estética da Recepção, Literatura infantil e juvenil, Adaptação literária, Formação do leitor, Ensino de literatura, Letramentos literário e digital.