VI Colóquio Internacional de Literatura e Gênero/VI Colóquio Nacional de Imprensa Feminina

Os colóquios em questão acontecerão na modalidade on-line e presencial, no formato hibrido, nos dias 31, de maio a 02 de junho de 2023. O propósito é estabelecer um diálogo entre os saberes regionais, nacionais e internacionais através da investigação científica e da interdisciplinaridade com as áreas afins, além de promover um debate, sob a ótica da pluralidade, do respeito às diferenças, no que tange as relações entre literatura e questões de gênero. Almeja-se, ao afinal a troca de experiências através da transmissão de conhecimentos e de conteúdos nas áreas de literatura, história, cultura, gênero, como também a divulgação de nomes de escritoras que circulam em periódicos brasileiros, luso afro-brasileiro e latino-americano.

A proposta é uma iniciativa do grupo de pesquisa centrado nos estudos de Literatura e gênero-NELG/NELIPI, (Núcleo de Estudos de Literatura e Gênero/Núcleo de Estudos Literários Piauienses), vinculado ao Mestrado em Letras da UESPI, e voltado para a divulgação da produção científica sobre A Mulher na Literatura, junto à comunidade acadêmica desta IES, de outras instituições de ensino superior , do grupo de Pesquisa de Critica Feminista , de instituições de outros Estados , de docentes e discentes do Ensino Básico. Por se tratar de um evento de âmbito Internacional e pela sua contribuição aos estudos de gênero, o VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO IV COLÓQUIO NACIONAL DE IMPRENSA FEMININA cria novas perspectivas para o Mestrado em Letras da UESPI (Literatura, Memória e Cultura).

O evento propõe, sobretudo, o intercâmbio do diálogo científico, pedagógico e cultural entre a comunidade acadêmica, professores e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, e de outros países como Portugal, França, Moçambique, Cabo Verde, Espanha, Argentina, Chile, dentre outros.

Ainda influenciados pela pandemia pela COVID-19, esse evento manterá a modalidade hibrida utilizando para o formato online a plataforma DOITY, com algumas atividades transmitidas também pelo Google Meet e Youtube e outras presenciais no local destinado ao evento conforme constará na programação.

Nesta edição, contamos com os apoios da CAPES, pesquisadores do CESA (Centro de Estudo sobre África e Desenvolvimento -Universidade de Lisboa) Universidade Estadual do Maranhão, Universidad de Jaén-Espanha, Grupo de Pesquisa Crítica Feminista e Autoria Feminina: cultura, memória e identidade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, Universidade Estadual do Maranhão/UEMA, Universidade Federal do Maranhão. Por fim vale lembrar que esse evento atente a tríade que rege as universidades públicas tendo como direcionamento a pesquisa a extensão e o ensino.

Para mais informações a respeito das inscrições. conferências e conferencistas, mesas-redondas, simpósios, comunicações livres e minicursos, acesse o link da plataforma Doity: https://doity.com.br/vi-cilg