Teodoro Bicanca, de Renato Castelo Branco é tema da 9ª LIVE do Círculo

Na 9ª LIVE do Círculo de Leituras Itinerante em Literatura Piauiense, projeto da Universidade Estadual do Piauí e apoiado pela Pró-Reitora de Extensão, foi discutida a obra Teodoro Bicanca, de Renato Castelo Branco. Na ocasião, os mediadores Thamara Ingrid e Tharlisson Costa Sousa expuseram o romance e discutiram entre os participantes as questões sociais abordados pelo autor no enredo. Ao uso de uma linguagem clara, coloquial e expressões regionais, Castelo Branco escreveu 41 capítulos retratando as consequências da seca, expondo desde as condições degradantes até as restrições à liberdade do trabalhador na cidade ou no campo, o que consequentemente rendeu desentendimento após a publicação e impossibilitou, durante muitos anos, a 2ª edição. O teor regionalista fez dessa obra a mais relevante do norte piauiense. Nesse romance a identidade cultural do Piauí foi registrada pela lupa sócio-política refletindo o interior do estado na região do baixo do Parnaíba. Renato se graduou em Direito (1937) no Rio de Janeiro, mas se dedicou ao ramo de publicidade, obtendo sucesso nessa área profissional. Foi professor, historiador, cronista, ensaísta, poeta, romancista e membro da Academia Piauiense de Letras. Publicou mais de 20 livros. Essas e outras informações você confere na LIVE salva no Instagram do projeto.