Diálogos de gênero e representações literárias

Autor(a):

Algemira de Macêdo Mendes e Jurema da Silva Araújo (orgs.)

Ano:

Editora:

Halley Gráfica

Valor:

R$39,00

Comentário

"Esta instigante antologia de artigos sobre as representações de gênero na literatura organizada pela Profa. Dra. Algemira de Macêdo Mendes e Jurema da Silva Araújo, contendo a produção dos alunos da pós-graduação da Universidade Estadual do Piauí, logo desertou meu interesse, ela qualidade dos textos, a variedade do corus teórico e temático apresentado e a riqueza da bibliografia. Os artigos estudam prosadoras e poetisas dos séculos XIX e XX sob a ótica da modernidade [...]. Depreende-se dos artigos desta antologia que há dois aspectos primordiais na literatura de autoria feminina posterior a 1970, correspondendo à fase pelo pós-moderna: consciência e aceitação do corpo e liberdade de expressão, conforme lembra Toril Moi. Ser livre para dispor do próprio corpo, ser independente, ser auto-suficiente, é condição fundamental para uma escrita livre. Talvez a grande quantidade de escritoras solteiras, sem filhos, ou divorciadas mostre que não é a mulher que tem de mudar, hoje, mas a instituição do casamento e a sociedade patriarcal. Diante da dificuldade que a mulher encontra para manter sua subjetividade numa relação autoritária, compreende-se que seja a solidão o caminho escolhido, principalmente entre as novas gerações de mulheres, que vão primeiro trabalhar, afirmar-se profissionalmente, para só depois pensar no casamento e na formação da família, se for esta sua escolha" (Luiza Lobo, UFRJ).

Ficha técnica

Organização de Algemira de Macêdo Mendes e Jurema da Silva Araújo. Projeto gráfico e capa: Marleide Lins. Impressão e acabamento: Halley Gráfica. Ano: 2012.